Deixa o seu like na Página


Zango 2 tem centro de corte e costura para formar mulheres

Wilton António 

O Zango II, município de Viana, em Luanda, dispõe de um Centro Polivalente de Corte e Costura, financiado pelo Governo do Japão, orçado em 17 milhões de kwanzas, cuja gestão está a cargo da ONG Ajuda de Desenvolvimento de Povo para Povo (ADPP).

Zango 2 tem centro de corte e costura para formar mulheres


O centro, cujo projecto de implementação contou também com o apoio do Ministério da Acção Social, Família e Promoção da Mulher e da petrolífera Exomobill, vai formar gratuitamente apenas mulheres.
O estabelecimento de arte e ofícios tem capacidade para formar, durante um ano, 70 mulheres no curso de corte e costura e empreendedorismo e vai transmitir também matérias transversais, relacionadas, por exemplo, com os direitos humanos e o combate ao VIH nas famílias e nas comunidades.

Na cerimónia de inauguração, a secretária de Estado para a Família e Promoção da Mulher disse esperar que as mulheres que vão estudar no centro dêem o seu melhor durante a formação, para que se tornem profissionais competentes e exemplares.
Ruth Mixinge esclareceu que a abertura do Centro Polivalente tem como objectivo a redução do índice de desemprego e o fomento de negócios pelas mulheres que vão ser formadas.
“Esperamos que, depois da formação, consigam de facto abrir o próprio negócio, que vai ser um modelo a seguir para outras mulheres, que também vão fazer parte do projecto”, sublinhou Ruth Mixinge.

Por sua vez, a vice-governadora da província de Luanda para a Área Política e Social, Ana Paula Correia Victor, in-formou que o projecto vai ser implementado em todos os municípios, sobretudo naqueles com espaços livres para o efeito. Ana Paula Correia Victor salientou que, por estar o país a atravessar uma crise económico-financeira, o empreendedorismo deve ser fomentado para que “todos nós possamos ajudar no de-senvolvimento da província de Luanda”.

Enviar um comentário

0 Comentários